As articulações são conexões que permitem que ossos e cartilagens se movimentem, possuindo grande importância no nosso cotidiano. Ações como dobrar os joelhos ou abraçar outra pessoa, só são possíveis devido ao trabalho das articulações em resposta as contrações musculares.
Portanto, dores e/ou limitações articulares, principalmente se crônicas, necessitam de atenção. Esses sintomas costumam ser fruto de lesões, doenças prévias ou uma dieta pobre aliada a predisposição genética.
A fim de garantir a saúde das articulações devemos manter um peso ideal, ter boa postura, praticar exercícios e fazer alongamentos. Aliado a isso, uma dieta balanceada pode ser de grande valia para um bom funcionamento articular e o fim das dores. Pensando assim, hoje separei pra vocês alguns alimentos que contribuem para a redução das dores articulares:
Verduras de coloração verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, atuam como fonte de antioxidantes e cálcio, agindo na proteção dos ossos e contra danos articulares. A couve e o brócolis possuem ainda sulforafano, substância que diminui ainda mais as dores.
Alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão e abacaxi, tem uma atuação importante no colágeno, auxiliando sua formação e estabilização, permitindo que as fibras musculares ganhem estabilidade e resistência. No caso do abacaxi, ele também é rico em bromelina, uma enzima que atua tanto na digestão de proteínas como no bloqueio de agentes causadores de inflamações.
Peixes de águas frias, como o salmão, são grande fonte de ômega-3, um potente anti-inflamatório que atenua as dores articulares.
A maçã possui antioxidantes e a substância quercetina, composto que ajuda a melhorar a saúde dos vasos sanguíneos responsáveis por levar nutrientes às articulações.
O abacate é rico em luteína, substância que combate radicais livres que, quando em excesso, podem provocar doenças como a artrite reumatoide. Além disso, contém o beta-sitosterol, que atua como anti-inflamatório, sendo indicado tanto no combate de doenças articulares como no emagrecimento.
O cúrcuma, especiaria típica da Índia e de outras partes da Ásia, também conhecido como açafrão da terra, possui um poder antioxidante e anti-inflamatório muito grande, que ajuda a evitar dores nas articulações.
Proteínas magras, como ovo, aves, peixe, frango, são importantes para a construção de um tecido conjuntivo saudável e fortalecimento dos músculos que, por sua vez, oferecem suporte às articulações.
O gengibre possui atuação direta no inchaço e na dor, sendo aliado daqueles que sofre com dores articulares devido a artrite reumatoide. Porém, as propriedades benéficas estão ligadas à casca do alimento. Portanto, recomenda-se não descascar o gengibre.
REFERÊNCIAS:
https://www.iot.com.br/05-alimentos-para-fortalecer-as-articulacoes/
PORTAL, V. P. Alimentos anti-inflamatórios & dores articulares.
Comments