top of page
Foto do escritorCaio Augustus

ALONGAMENTOS - QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?



Todos os dias quando acordamos a primeira coisa que fazemos é nos alongar, contraindo e relaxando grupos musculares, se tornando assim uma rotina em nossas vidas.


O alongamento é uma atividade que tem como objetivo manter a flexibilidade obtida através de movimentos sem restrição. Pode também ser definido como uma pressão aplicada na musculatura com objetivo de aumentar a flexibilidade e diminuir o índice de lesão muscular. Ou seja, ao se alongar, você acaba provocando o estiramento das fibras musculares e trabalhando a amplitude dos movimentos. Através do alongamento se consegue um aumento considerável da flexibilidade e diminuindo as desordens musculares e articulares, atuando no desempenho do atleta e prevenindo lesões.


É um exercício terapêutico utilizado para aumentar a complacência e elasticidade do tecido muscular, sendo praticado antes e após programas de atividade física e no próprio esporte, além de ser realizado também durante a reabilitação nas alterações cinético-funcionais que acometem o tecido muscular.


O alongamento pode ser classificado em várias categorias, como: balístico (alonga os músculos vigorosamente com produção de movimentos rápidos e intensos em um curto período de tempo), estático (movimento normal com o mínimo de restrição física possível), ativo (através da utilização de força de um músculo agonista e relaxamento dos antagonistas), passivo (por meio de força externa gerada ao final de um alongamento, indo além de sua amplitude) e por Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva – FNP (exercício que usa contração isométrica do músculo a ser alongado), lembrando que as indicações de qual tipo de alongamento deve ser feito variam de pessoa para pessoa.


O tempo e número de repetições também são calculadas de acordo com a necessidade do paciente e a flexibilidade já existente.


E quais são as vantagens do alongamento?

  • Diminui a tensão muscular.

  • Previne ou corrige problemas posturais

  • Permite o aumento da amplitude de movimento.

  • Auxilia no relaxamento mental e diminuição do estresse.

  • Reduz o risco de lesões musculares.

  • Reduz as distensões e estiramentos musculares.

  • Melhora a recuperação muscular após a atividade e consciência corporal e coordenação.

  • Estimula a produção do colágeno para suportar maior estresse muscular.

  • Previne contratura, aderência capsulares e mantem a integridade articular e muscular.

  • Estimula o sistema circulatório e mantem a nutrição dos tecidos.


Existem contraindicações?


Em casos de movimentação articular limitada por bloqueio ósseo, fratura não consolidada, processo inflamatório ou infeccioso na articulação, dor aguda ao movimento articular, indicação de trauma ou contratura.


E quais precauções devo tomar?


Não forçar passivamente a articulação além do normal, progredir lentamente o alongamento para minimizar traumas e evitar alongar tecido edematoso ou músculos enfraquecidos.


É importante lembrar que, os alongamentos devem obedecer às condições físicas da pessoa e, se possível, a prescrição de um profissional.


Referências:

  • SILVA, CAROLAINY GONÇALVES DA. Os Benefícios do alongamento na prevenção de lesão desportiva. 2014.


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page