top of page
Foto do escritorCaio Augustus

Artroplastia de Tornozelo



A artroplastia é um procedimento cirúrgico que visa substituir uma articulação que foi danificada ou desgastada por algum motivo por próteses articuladas, parciais ou completas, substituindo um pedaço ou toda uma articulação, dependendo de cada caso e local acometido.


Estas próteses articuladas podem ser feitas de metal e/ou um tipo específico de plástico (polietileno), objetivando devolver qualidade de vida ao paciente para que ele possa realizar as atividades do dia a dia da melhor maneira possível, movimentando-se e mantendo-se ativo.


A escolha do tipo de prótese varia de cada paciente e deve ser levado em conta a idade, o estilo de vida e as condições prévias da articulação.


Alguns fatores podem estar associados aos danos nas articulações, como a obesidade. O sobrepeso acaba forçando as articulações e acelerando o desgaste. O excesso de atividades físicas, principalmente quando realizadas de maneira incorreta, é outro fator que acaba sobrecarregando as estruturas das articulações e danificando-as.


Esta técnica costuma ser realizada em casos nos quais as dores articulares não cessam e começam a impedir atividades da vida diária, como a perda da mobilidade, mesmo após tratamentos medicamentosos, fisioterapia, perda de peso e fortalecimento da musculatura.


A busca por soluções que preservem a função articular fez com que a artroplastia de tornozelo se tornasse mais comum a cada dia.


A artrose no tornozelo pode se manifestar como uma doença própria da cartilagem ou estar relacionada a traumas como entorses, contusões e fraturas.


O uso de anti-inflamatórios e medicamentos que melhoram a lubrificação articular, além de exercícios de fisioterapia, faz parte do protocolo inicial de tratamento da artrose de tornozelo. Quando esse tratamento conservador não surte efeito, em casos mais severos de doenças, recomenda-se cirurgia e a artroplastia, pois é uma alternativa para suprir exatamente essa necessidade de tratar o quadro de artrose porém permitindo movimento.


A Artroplastia do Tornozelo é a substituição da articulação doente por uma prótese metálica.


Este procedimento é indicado para pacientes que apresentam osteoartrose, artrite, sinovite crônica, doenças reumáticas, fraturas, lesões ligamentares e outros casos específicos como reversão de artrodese de tornozelo e substituição de prótese de tornozelo.


A artroplastia costuma ser feita em pacientes por volta dos 50 anos, porém, cada vez mais, são notados bons resultados em pacientes acima e abaixo dessa faixa etária. Outro ponto que favorece este procedimento é o baixo peso corporal e baixa exigência a atividade física


Costuma ser contraindicada em casos de trauma prévio severo com deformidades maiores, osteoporose ou osteopenia severas, uso crônico de insulina e corticoides, obesidade, prática de atividades intensas como tênis e corrida.


Referencias:


  • Caio Nery1, Túlio Diniz Fernandes2, Cibele Réssio3, Mauro Luiz Fuchs4, Alexandre Leme de Godoy Santos5, Rafael Trevisan Ortiz5 Rev Bras Ortop. 201045(1):92-100

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page