A artroplastia é um procedimento cirúrgico que visa substituir uma articulação que foi danificada ou desgastada por algum motivo por próteses articuladas, parciais ou completas, substituindo um pedaço ou toda uma articulação, dependendo de cada caso e local acometido.
Estas próteses articuladas podem ser feitas de metal e/ou um tipo específico de plástico (polietileno), objetivando devolver qualidade de vida ao paciente para que ele possa realizar as atividades do dia a dia da melhor maneira possível, movimentando-se e mantendo-se ativo.
A escolha do tipo de prótese varia de cada paciente e deve ser levado em conta a idade, o estilo de vida e as condições prévias da articulação.
Alguns fatores podem estar associados aos danos nas articulações, como a obesidade. O sobrepeso acaba forçando as articulações e acelerando o desgaste. O excesso de atividades físicas, principalmente quando realizadas de maneira incorreta, é outro fator que acaba sobrecarregando as estruturas das articulações e danificando-as.
Esta técnica costuma ser realizada em casos nos quais as dores articulares não cessam e começam a impedir atividades da vida diária, como a perda da mobilidade, mesmo após tratamentos medicamentosos, fisioterapia, perda de peso e fortalecimento da musculatura.
Referência:
https://iocb.com.br/artigos/artroplastia
Comentarios