Joanete é o nome de uma saliência proeminente ao longo da parte interna do dedão do pé. Se você notar um dedão do pé inchado e dolorido, é possível que tenha um joanete.
Mais de um terço das mulheres na América têm joanetes. Joanetes (hálux valgo) geralmente são hereditários, mas também se desenvolvem com o uso de sapatos apertados.
Sintomas
Com um joanete, a base do dedão do pé (articulação metatarsofalangiana) fica maior e sobressai. A pele pode ficar vermelha e sensível, e usar qualquer tipo de sapato pode ser doloroso. Essa articulação flexiona a cada passo que você dá, então quanto maior fica o joanete, mais pode doer ao andar. Pode ocorrer bursite (inchaço doloroso com inflamação).
Além disso, a pele da planta do pé pode ficar mais espessa e dolorida.
Prevenção
Para minimizar suas chances de desenvolver joanete, nunca force seu pé em sapatos apertados que não cabem ou que prendam seus dedos. Escolha sapatos que se adaptem ao formato de seus pés e aqueles com peito do pé largo, biqueira larga e sola macia. Evite sapatos curtos, justos ou pontiagudos.
Se você já tem um joanete, use sapatos que sejam largos o suficiente para evitar colocar pressão no dedão do pé. Isso deve aliviar a maior parte de sua dor.
Tratamentos
Se o joanete tiver progredido a ponto de você ter dificuldade para andar ou sentir dor apesar de trocar de sapatos, você pode ser candidato à cirurgia. A cirurgia joanete realinha ossos, ligamentos, tendões e nervos para que o dedão do pé possa ser trazido de volta à sua posição correta. Existem várias técnicas diferentes que podem ser executadas para aliviar sua dor; consulte um cirurgião ortopédico de pé e tornozelo para discutir suas opções.
https://www.footcaremd.org/conditions-treatments/toes/bunions
Última revisão por Patrick Maloney, MD, 2020
Comments