O uso biológico para o tratamento de adversidades está crescendo em popularidade entre os especialistas em pé e tornozelo.
A aspiração de medula óssea (BMA) é usada como tratamento adjuvante na cirurgia de pé e tornozelo para fornecer um ambiente osteoindutor com células tronco, ou seja, aumenta o tecido mole e a cicatrização óssea fornecendo células hematopoiéticas que têm o potencial de se diferenciar em várias células, incluindo células progenitoras osteogênicas, acelerando a consolidação de fraturas.
Aspiração de medula óssea (BMA) é uma técnica simples, direta e validada para colher células progenitoras, podendo ser colhida em diversos locais como a crista ilíaca, tíbia e calcâneo. Além disso, é uma abordagem segura, pois o material injetado é autólogo, portanto não há risco de transmissão da doença ou reação imunológica.
Ela tem sido usada com segurança e eficácia em pseudartroses, retardos de consolidação e outras várias cirurgias de pé e tornozelo.
Referências:
DAIGRE, Justin L.; DEMILL, Shyler L.; HYER, Christopher F. Assessment of bone marrow aspiration site pain in foot and ankle surgery. Foot & Ankle Specialist, v. 9, n. 3, p. 215-217, 2016.
COTTOM, James M.; PLEMMONS, Britton S. Bone marrow aspirate concentrate and its uses in the foot and ankle. Clinics in Podiatric Medicine and Surgery, v. 35, n. 1, p. 19-26, 2018.