top of page
Foto do escritorCaio Augustus

CALOSIDADES NO PÉ E TORNOZELO


As Calosidades no Pés são áreas geralmente circulares que surgem quando há muito atrito e/ou pressão na região, situadas principalmente sobre uma superfície óssea, e funcionam como uma resposta do corpo a agressão causada levando a hiperqueratose do local, ou seja, desenvolve um espessamento da pele, com maior produção de queratina, para proteção.


Primeiramente precisamos diferenciar calosidades e calos: os calos são mais superficiais, abrangem áreas maiores da pele e geralmente são assintomáticos. Calosidades são mais profundas e focais e geralmente dolorosas, podendo ser duras ou moles. Calosidades duras ocorrem sobre protuberâncias ósseas proeminentes, especialmente nos pés e superfície plantar. Calosidades macias correm entre os dedos dos pés.



A principal causa é o uso incorreto de calçados devido a modelos muito apertados ou com formato inapropriado exercem pressão e atrito nos pés. Também é podem aparecer devido a profissões que exigem muito tempo em pé e em idosos por conta da mudança na estrutura da pele.


Quanto aos sintomas, os calos são assintomáticos, mas, se o atrito for muito intenso, podem se tornar espessos e irritados, causando desconforto, enquanto as calosidades podem ser dolorosas formar uma bolsa contendo líquido sob a área. O sintoma mais evidente das calosidades é o endurecimento e a mudança na coloração da pele no local afetado, podendo ser amareladas ou esbranquiçadas.


Seu diagnóstico é clínico e o tratamento costuma ser conservador, com acompanhamento contínuo com um podólogo, o incentivo a mudança do calçado e, em alguns casos, ao uso de palmilhas ou outras órteses de proteção.


A retirada do calo também pode ser feita, porém, pacientes diabéticos devem ter atenção pois pode resultar em feridas graves e, consequentemente, infecções.


REFERÊNCIAS:

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-dermatol%C3%B3gicos/dist%C3%BArbios-da-queratiniza%C3%A7%C3%A3o/calos-e-calosidades

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page