Já conversamos sobre os tipos de pé e como fazer para descobrir qual o seu, mas hoje trago para vocês algumas complicações advindas daqueles tipos de pé que fogem um pouco da normalidade.
Como vimos, o pé cavo possui um arco elevado e costuma ser associado a um posicionamento do calcâneo em varo e uma pisada supinada, enquanto o pé plano tem por característica o calcâneo em valgo e uma pisada pronada, sendo também conhecidos como Pé Plano Valgo e Pé Cavo Varo.
É importante lembrar que possuir o pé plano ou cavo não quer dizer ter o pé anormal, mas as características biomecânicas de cada um podem levar ao desenvolvimento de alguma lesão com o passar dos anos.
O pé plano é caracterizado por uma maior flexibilidade e mobilidade nas pequenas articulações, o que pode acarretar em algumas consequências, como:
Dores no tendão de Aquiles.
Sobrecarga em estruturas mediais do tornozelo como ligamentos e tendões.
Encurtamento da musculatura da panturrilha.
Artrose e dor localizada na região do tornozelo.
Sobrecarga das estruturas mediais (parte de dentro) do tornozelo: tendão tibial posterior, ligamento deltoide
Já o pé cavo-varo é um tipo de pé mais rígido, com menor flexibilidade, e devido a isso, algumas pessoas podem desenvolver alguns problemas como:
Entorses de tornozelo de repetição e consequente instabilidade do tornozelo.
Fraturas por stress.
Dor na região lateral do pé.
Sobrecarga do tendão de Aquiles e dos tendões fibulares
Fascite planar.
Metatarsalgia.
Dedos em garra.
O tratamento de cada uma dessas condições depende dos sintomas, e pode incluir desde medidas preventivas, fisioterapia, calçados adequados, palmilhas e até mesmo cirurgias.
Referencias:
https://www.iotblumenau.com.br/cirurgia-do-pe-e-tornozelo/os-tipos-de-pe-afinal-qual-o-meu-tipo-de-pisada/#:~:text=O%20p%C3%A9%20cavo%20(arco%20elevado,Valgo%20e%20P%C3%A9%20Cavo%20Varo.
Comments