Popularmente conhecido como “tornozelo do atleta” ou “tornozelo do jogador de futebol”, o impacto anterior do tornozelo é causado por lesões pós-traumáticas, principalmente lesões ligamentares, resultando em dor crônica no tornozelo como em traumas repetitivos com o pé flexionado ou por entorses de repetição. Isso leva a danos às estruturas anteriores, principalmente à cartilagem articular.
Sua causa é bem estabelecida e relativamente comum, levando a dor crônica no tornozelo e podendo ocorrer em qualquer atleta sujeito a estresse em dorsiflexão de repetição, especialmente em jogadores de futebol e em bailarinas.
Além da dor, o paciente costuma apresentar uma “sensação de bloqueio” ao tentar flexionar o tornozelo, além de inchaço local. Ocorre ainda uma limitação da mobilidade do tornozelo.
No caso dos jogadores de futebol, no momento do chute, há um trauma direto da bola na articulação tibiotalar anterior, porque neste momento a cartilagem articular anterior está recoberta apenas pela gordura subcutânea
O impacto pode ser de três tipos:
Ósseo, devido ao entre as superfícies ósseas adjacentes;
Partes moles, devido ao aprisionamento dos tecidos moles na parte da frente do tornozelo, resultando em inflamação crônica e sinovite;
Misto, sendo o mais comum e ocorre quando tanto o osso como os tecidos moles estão envolvidos.
REFERÊNCIAS:
Lima, C. M. A. de O., Ribeiro, E. B., Coutinho, E. P. D., Vianna, E. M., Domingues, R. C., & Coutinho Júnior, A. C.. (2010). Síndrome do impacto do tornozelo na ressonância magnética: ensaio iconográfico. Radiologia Brasileira, 43(1), 53–57.
Comments