O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e costuma ser conhecido por ser um jogo de muito contato e exigência física.
Pensando nisso, hoje listei algumas das lesões em pé e tornozelo mais comuns desta prática!
O entorse de tornozelo é uma lesão muito frequente no futebol. Acontece quando os ligamentos que conectam os ossos do tornozelo são esticados além de seus limites, causando dor, edema e instabilidade.
Fraturas também podem ocorrer devido a choques, quedas ou torções diversas e variando em gravidade, desde pequenas fissuras até fraturas completas. Traumas nos dedos, deslocamentos ou fraturas, são comuns quando o jogador chuta a bola ou colide com outro jogador.
A inflamação do tendão de Aquiles, também é comum e ocorre principalmente devido à sobrecarga na região.
O futebol envolve corrida, saltos e mudanças rápidas de direção, o que pode levar a lesões por uso excessivo, como tendinites e inflamações, e causar até mesmo as fraturas por estresse.
Porém, é importante lembrar que, embora essas lesões sejam comuns, nem todo jogador as experimentará. O aquecimento adequado, alongamento e fortalecimento muscular são medidas que podem ajudar a reduzir o risco de lesões durante a prática esportiva.
REFERÊNCIAS:
SANTOS, Priscilla Bertoldo. Lesões no futebol: uma revisão. Efdepores. com, v. 15, n. 143, 2010.
コメント