top of page
Foto do escritorCaio Augustus

Entorse de tornozelo

Atualizado: 30 de jun. de 2022

Uma entorse de tornozelo se refere à ruptura dos ligamentos do tornozelo. A entorse de tornozelo mais comum ocorre na parte lateral (externa) do tornozelo. Há uma boa chance de você ter torcido o tornozelo em algum momento enquanto praticava esportes ou pisava em uma superfície irregular - cerca de 25.000 pessoas fazem isso todos os dias.



Sintomas

Os pacientes relatam dor após torção do tornozelo. Isso geralmente ocorre devido a uma lesão por inversão, o que significa que o pé rola para dentro e sob o tornozelo ou perna. Geralmente ocorre durante esportes. Os pacientes reclamarão de dor na parte externa do tornozelo e vários graus de inchaço e hematomas. Dependendo da gravidade da entorse, uma pessoa pode ou não ser capaz de colocar peso no pé.


Causas

Como observado acima, essas lesões ocorrem quando o tornozelo é torcido por baixo da perna, o que é chamado de inversão. Fatores de risco são atividades, como salto / corte de esportes como basquete e futebol, nas quais um atleta pode se abaixar e virar o tornozelo ou pisar no pé de um adversário.

Algumas pessoas têm predisposição a entorses de tornozelo. Essas lesões são mais comuns em pessoas com pés arqueados e altos. Isso ocorre porque é mais fácil girar o tornozelo.

Naqueles que já sofreram uma entorse grave no passado, também é mais fácil torcer o tornozelo e sustentar uma nova entorse. Portanto, um dos fatores de risco de torção do tornozelo é uma história de entorse ou instabilidade anterior (frouxidão no tornozelo). Aqueles que têm músculos fracos, especialmente os fibulares que correm ao longo da parte externa do tornozelo e fornecem suporte muscular ao tornozelo, podem ser mais predispostos.


Diagnóstico

As entorses de tornozelo podem ser diagnosticadas com bastante facilidade, visto que são lesões comuns. Dor na parte externa do tornozelo, sensibilidade e inchaço e um tornozelo com lesão do tipo inversão podem indicar entorse. Nesses pacientes, as radiografias normais também sugerem que o osso não foi quebrado e, em vez disso, os ligamentos do tornozelo foram rompidos ou torcidos.

Em casos muito graves, uma ressonância magnética pode ser útil para descartar outros problemas no tornozelo, como danos à cartilagem.


Tratamentos

A cirurgia não é necessária na grande maioria das entorses de tornozelo. Mesmo em entorses graves, esses ligamentos curam sem cirurgia, se tratados de forma adequada. Aqueles que conseguem suportar o peso mesmo após a lesão provavelmente retornarão muito rapidamente às atividades normais. Aqueles que não conseguem andar podem precisar ser imobilizados.

Descanse seu tornozelo, não caminhando sobre ele até que você possa fazê-lo confortavelmente (isso pode exigir uma bota ortopédica).

Coloque gelo para evitar o inchaço. Não coloque gelo diretamente na pele (use um pedaço de pano fino entre o saco de gelo e a pele) e não coloque gelo por mais de 20 minutos por vez para evitar queimaduras.Eleve o tornozelo acima do nível do coração por 48 horas. O inchaço geralmente diminui em alguns dias.

Nos casos onde o tratamento não cirúrgico é insuficiente, a cirurgia é bem indicada; basicamente é feito o reparo e reconstrução desses ligamentos rompidos.



Referência:

https://www.footcaremd.org/conditions-treatments/ankle/ankle-sprain

88 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page