Uma fratura é uma quebra parcial ou total de um osso. No tornozelo, as fraturas envolvem as extremidades distais (distais) da tíbia e / ou fíbula. Algumas fraturas também podem envolver lesões em ligamentos importantes do tornozelo que o mantêm em sua posição normal. As fraturas do tornozelo são comumente causadas pela torção do tornozelo para dentro ou para fora.
Sintomas
Um ou todos esses sinais e sintomas podem acompanhar uma fratura de tornozelo:
Dor no local da fratura, que pode se estender do pé até o joelho
Edema, que pode ocorrer ao longo do comprimento da perna ou ser mais localizado no tornozelo
Bolhas, que devem ser tratadas imediatamente
Hematomas
Diminuição da capacidade de andar. É possível caminhar ou suportar peso sobre o tornozelo com fraturas menos graves. Nunca confie em andar como um teste para saber se o tornozelo está fraturado.
A maioria dos pacientes com fraturas de tornozelo é tratada em um pronto-socorro ou em um consultório médico. Um raio-X do tornozelo danificado pode ser feito para determinar a aparência da fratura, quais ossos estão quebrados, quão separados ou deslocados estão os ossos e a condição do próprio osso. O raio-X ajudará a determinar o curso adequado de tratamento.
Tratamentos
Imobilização
Algumas fraturas do tornozelo podem ser tratadas sem cirurgia. Geralmente são lesões em que um osso está minimamente deslocado. Essas fraturas podem ser tratadas simplesmente com um período de imobilização. Uma vez que o inchaço inicial melhora nos primeiros dias, um gesso ou uma bota para fratura pode ser aplicada ao tornozelo para protegê-lo e imobilizá-lo adequadamente. Tanto um gesso quanto uma bota podem fornecer proteção adequada para o tornozelo. Um molde não pode ser molhado ou removido sem ferramentas especiais. Uma bota pode ser removida para tomar banho e dormir. O tipo de fratura e o julgamento do médico determinarão o melhor tipo de imobilização. O gesso ou a bota são usados até que a fratura esteja totalmente curada, o que geralmente leva de 2 a 3 meses.
Cirurgia
Se um paciente precisa ou não de cirurgia, depende muito da aparência da articulação do tornozelo no raio-X e do tipo específico de fratura. Fraturas mal deslocadas e fraturas da tíbia e da fíbula geralmente precisam de cirurgia. Restaurar o alinhamento do osso quebrado é essencial para a recuperação completa porque a artrite do tornozelo pode ocorrer se a fratura cicatrizar inadequadamente. A melhor maneira de minimizar o risco de artrite é restaurar o tornozelo o mais próximo possível do normal.
O tratamento cirúrgico é conhecido como redução aberta e fixação interna. Uma incisão externa ou lateral é feita no tornozelo se o osso da fíbula estiver quebrado. Uma incisão interna ou medial é feita no tornozelo se o osso distal da tíbia for quebrado. Os ossos lesados são fixados adequadamente por meio dessas incisões e mantidos no lugar com placas de metal e parafusos. À medida que o tornozelo cicatriza após a cirurgia, a articulação é protegida com restrição de atividade e um gesso ou bota para fratura. O gesso ou a bota são usados até que a fratura esteja totalmente curada, o que geralmente leva de 2 a 3 meses.
Recuperação
Seu cirurgião ortopédico de pé e tornozelo fará radiografias adicionais enquanto os ossos cicatrizam para garantir que as mudanças ou pressões no tornozelo não causem o deslocamento dos ossos.
Referência:
https://www.footcaremd.org/conditions-treatments/ankle/broken-ankle
Comments