A joanete de sastre é conhecida também como joanete de alfaiate, Joanete de Taylor ou Bunionette (joanetinho). É uma deformação que afeta a articulação metatarsofalângica do quinto raio (dedo), e é semelhante ao típico Hallux Valgus (típico joanete), só que ocorre do lado oposto.
O nome de joanete de alfaiate é utilizado pois estes profissionais costumam ser muito acometidos devido, principalmente à sua postura. Isto é, sentados no chão, numa posição de lótus, em que o lado de fora dos dois pés fica no chão e suporta toda a pressão.
Pode aparecer devido aos pés planos e/ou fatores genéticos e até mesmo adquirido, quando produto de condições que surgem durante a vida, como traumas, tipo de calçados ou questões posturais.
Dentro dos sinais e sintomas dessa doença temos o inchaço no mindinho, como um calo, mas com consistência rígida. Dor, calor e irritação no local, sendo que esta se agrava com o uso de sapato inviabilizando muitas vezes o ato. Além disso, vermelhidão, dificuldade para caminhar, aumento da deformidade, rigidez, bursite e queratose lateral também podem ser encontrados.
O tratamento costuma ser conservador e efetivo na maioria dos casos, com a indicação de mudança do tipo de calçado usado pelo paciente, analgesia e tratamento da bursite local. Porém, alguns casos, pode ser necessária a realização de uma cirurgia, como a osteotomia em "V" na regiäo da cabeça do 5º metatarsiano, seguindo os princípios técnicos da osteotomia de Chevron.
Referências:
NERY, Caio Augusto de Souza et al. Tratamento do joanete do V raio (joanete de Sastre) pela técnica de Chevron. Rev. bras. ortop, p. 443-8, 1993.
DE OLIVEIRA, Valdecir Aparecido; DOS SANTOS, Rosangela Monteiro. Revisão bibliográfica sobre condições de saúde dos pés e o uso de calçados. 2013.
Comments