Se os primeiros passos para sair da cama pela manhã causam dor forte no calcanhar, você pode estar com fascite plantar, uma lesão que afeta a sola do pé.
Causas
É mais provável que você desenvolva a doença se for mulher, tiver excesso de peso ou se tiver um trabalho que exija muito caminhar ou ficar em pé em superfícies duras. Você também corre risco se caminhar ou correr para fazer exercícios, especialmente se tiver os músculos da panturrilha tensos que limitam o quanto você pode flexionar os tornozelos. Pessoas com pés muito chatos ou arcos muito altos também são mais propensas à fascite plantar.
Sintomas
É mais provável que você sinta isso após (não durante) o exercício. A dor ocorre classicamente logo após se levantar pela manhã e após um período sentado. Se você não tratar a fascite plantar, ela pode se tornar uma condição crônica. Você pode não conseguir manter seu nível de atividade e desenvolver sintomas de problemas nos pés, joelhos, quadris e costas, porque a fascite plantar pode alterar a maneira como você anda.
Tratamentos
O alongamento é o melhor tratamento para a fascite plantar. Você também pode aplicar gelo na área dolorida por 20 minutos, 3-4 vezes ao dia, para aliviar os sintomas. Pode ser benéfico rolar uma garrafa de água congelada na planta do pé.
Seu cirurgião ortopédico de pé e tornozelo pode prescrever um medicamento antiinflamatório não esteroidal. Os exercícios caseiros para alongar o tendão de Aquiles e a fáscia plantar são a base do tratamento e reduzem a chance de recorrência.
Abaixo temos exemplos desses exercícios.
Cerca de 90% das pessoas com fascite plantar melhoram significativamente após dois meses do tratamento inicial. Você pode ser aconselhado a usar sapatos com sola de absorção de choque ou com um calçado pronto para uso, como um calcanhar de borracha.
Em alguns casos, a cirurgia é necessária para tecido cronicamente contraído.
Referência:
https://www.footcaremd.org/conditions-treatments/heel/plantar-fasciitis
Artigo original de Arash Aminian, MD
Revisto pela última vez por Sudheer Reddy, MD, 2020
Comentários