top of page
Foto do escritorCaio Augustus

OSTEOMIELITE

A osteomielite é uma inflamação na região óssea normalmente causada por infecção bacteriana, fúngica ou viral, disseminando-se através da corrente sanguínea, a partir de tecidos próximos infectados ou de uma ferida aberta contaminada e geralmente se apresenta com uma duração dos sintomas de alguns dias ou semanas. Pode ser classificada com base no mecanismo de infecção, em hematogênica ou não hematogênica, e na duração da doença, aguda ou crônica.


Ocorre mais comumente em crianças pequenas e em pessoas idosas, porém, todas as faixas etárias estão em risco. Também é mais frequente em pessoas com quadros clínicos graves. A infecção também pode se espalhar para fora do osso e formar coleções de pus (abscessos) nos tecidos moles adjacentes, como músculos. Abscessos ocasionalmente drenam espontaneamente através da pele.


Os pacientes comumente apresentarão os seguintes sintomas: Febre, calafrios, Irritabilidade ou letargia, Dor no osso, inchaço, calor e rubor na área da infecção e perda de peso.


Exames Laboratoriais e culturais de sangue podem ser solicitados para confirmação diagnóstica, bem como exames de imagem, à exemplo da Ressonância magnética (mais sensitivo), cintilografia, radiografia e tomografia computadorizada. Biópsia óssea também pode ser realizada para drenagem cirúrgica.


Para o tratamento, são administrados antibióticos ou antifungicos e pode ser necessária cirurgia para drenagem de abscesso ou remover o osso e tecidos infectados.


A antibioticoterapia costuma se iniciar de forma empírica, porém, sempre após termos o resultado das culturas em mãos é possível realizar antibioticoterapia específica. Além do tratamento com antibioticoterapia, é necessário avaliar a necessidade de debridamento (geralmente após 24h de evolução do quadro) e drenagem cirúrgica de abscesso. Devemos avaliar a necessidade de intervenção cirúrgica caso o paciente não apresente melhora após 36 horas de tratamento.



O prognóstico para pessoas com osteomielite geralmente é bom com tratamento precoce e adequado. No entanto, às vezes, ocorre o desenvolvimento de osteomielite crônica e um abscesso ósseo pode reaparecer semanas, meses ou mesmo anos depois.


Referências:

• BOTTON, Luiz Ricardo et al. Urgências em ortopedia. Acta méd.(Porto Alegre), p. [8]-[8], 2016.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page