A osteopenia e osteoporose fazem parte do grupo de condições causadas pelo desequilíbrio natural do processo de envelhecimento que leva a perda óssea, porém, apesar dos nomes parecidos, são condições com algumas diferenças.
A osteopenia relaciona-se com a perda de massa óssea que acontece de forma natural e gradual devido ao envelhecimento do indivíduo com um desequilíbrio no processo de renovação óssea. Porém, este processo pode levar a situações mais graves, como a osteoporose.
Já a osteoporose é uma doença caracterizada pela acentuada desmineralização óssea, que resulta em ossos mais fracos (frágeis) e porosos.
A osteopenia e osteoporose apresentam mais semelhanças que diferenças por estarem intimamente relacionadas e possuírem os mesmos fatores de risco, sendo uma a evolução da outra.
O exame recomendado para descobrir se há perda óssea leve ou grave, é a densitometria óssea. Visto que a perda de cálcio do osso ocorre de forma silenciosa, o diagnóstico da osteopenia e osteoporose só pode ser feito por meio deste teste.
Dentre suas diferenças, podemos citar:
A gravidade: Com a perda da densidade óssea da osteopenia, o quadro é preocupante, no entanto, não é suficiente para causar fraturas, presentes na osteoporose.
O aspecto: o aspecto poroso dos ossos se torna mais evidente na osteoporose, podendo promover a deformação óssea, prejudicando a qualidade de vida do indivíduo.
Os sintomas: embora ambas sejam condições silenciosas, dores nas costas, redução da estatura e deformação na coluna, são relatados com frequência na osteoporose.
A cura: a osteopenia é um quadro que pode ser revertido ou protelado, a osteoporose é uma doença sem cura e difícil de reverter. Por ser assintomática, ou seja, que não apresenta sintomas, quando descoberta já está em estágio avançado.
Referências:
https://www.scielo.br/j/rbort/a/qpcTVfNMf8FJqMM6wLb3q6t/?lang=pt
https://www.clinicaceu.com.br/blog/osteopenia-e-osteoporose-diferenca/
Comentários