Embora boa parte das pessoas pense que o joanete é um osso apareceu repentinamente ele é, na verdade, um desvio do primeiro metatarso e das falanges, que se expressa como uma espécie de saliência lateral do pé.
O joanete é uma saliência óssea que se desenvolve na articulação do dedão do pé a partir do desalinhamento articular e desequilíbrios musculares, causando mal posicionamento dos ossos.
Essa deformação pode causar sensibilidade, dor e vermelhidão na pele.
Ele surge a partir de uma predisposição genética ou por motivos como o uso regular de calçados inadequados, principalmente sapatos de bicos finos e de salto alto, devido à pressão exercida sobre os dedos, visto que a elevação do pé pelos saltos transfere o peso corporal para a parte da frente, aliado a isso, o bico fino dos calçados aperta ainda mais os dedos, facilitando o desenvolvimento do joanete.
Como dito, o principal fator para o desenvolvimento do joanete é o uso frequente de calçados com salto alto e de bico fino e, por isso, problema é mais comum nas mulheres. Geralmente, essa condição surge na fase adulta, entre os 20 a 40 anos de idade.
Como forma de prevenção, recomenda-se é o uso de sapatos folgados e macios, pelo menos em momentos de repouso, caso seu trabalho exija um tipo específico de vestimenta. Além de evitar o problema, o uso desse tipo de calçado pode aliviar os sintomas. Além disso, deve-se usar saltos mais baixos, de no máximo três dedos.
Refêrencias:
https://cirurgiadepe.com.br/joanete-mulheres/#:~:text=O%20problema%20%C3%A9%20mais%20comum%20nas%20mulheres&text=Dessa%20forma%2C%20o%20p%C3%A9%20%C3%A9,a%2040%20anos%20de%20idade.
Comentarios