Na postagem passada falamos sobre as vantagens de treinar descalço e hoje, assim como fizemos relação às corridas, trarei também os riscos.
Em primeiro lugar e, com certeza a principal desvantagem, temos a segurança. Ainda que o uso de tênis não evite uma fratura ou ferimentos em casos de anilhas ou halteres caindo em seus pés, eles podem ajudar um pouco na proteção do seu membro evitando cortes e ferimentos superficiais, além de minimizar os riscos de infecção.
Devido à isso, a maioria das academias tradicionais proíbem essa prática, embora a medida não impeça a ocorrência de acidentes.
Além disso, você deve evitar fazer saltos ou movimentos pliométricos, que são exercícios físicos que tem como objetivo o uso máximo dos músculos em movimentos de explosão e bem rápidos. Treinar descalço coloca muito estresse nos tendões e ligamentos do pé e a falta de um amortecimento para absorver o impacto pode ser prejudicial, principalmente se você tiver arcos ou pés baixos.
Como vimos na publicação passada, uma das grandes vantagens de treinar descalço está na estabilidade do core. Mas caso você não tenha um core fortalecido e não progrida aos poucos, pode ter muitos problemas em relação ao equilíbrio e riscos de lesão.
Referências:
• https://www.muscleandfitness.com/muscle-fitness-hers/hers-features/everything-you-need-know-about-barefoot-training/
Kommentare