O tendão de Aquiles é o maior tendão do corpo. A tendinite de Aquiles de inserção é uma degeneração das fibras do tendão de Aquiles, onde o tendão se insere no osso do calcanhar. Pode estar associada à inflamação de uma bursa ou bainha de tendão na mesma área.
Sintomas
A maioria dos pacientes relata um início gradual de dor e inchaço na parte posterior do osso do calcanhar sem lesão específica. No início, a dor pode ser perceptível apenas após a atividade, mas torna-se mais constante com o tempo. A dor aumenta com saltos ou corridas e, especialmente, com esportes que requerem curtos intervalos dessas atividades. Os pacientes apresentam sensibilidade na parte posterior do osso do calcanhar e o osso freqüentemente se torna mais proeminente. É doloroso posicionar o tornozelo acima de uma posição de 90 graus.
Causas
A tendinite de Aquiles de inserção é causada principalmente pela degeneração do tendão ao longo do tempo. O paciente médio está na casa dos 40 anos. As condições associadas ao risco aumentado incluem psoríase e síndrome de Reiter, espondiloartropatia (inflamação generalizada das articulações), gota, hiperlipidemia familiar, sarcoidose e hiperostose esquelética idiopática difusa, bem como o uso de medicamentos como esteróides e antibióticos fluoroquinolonas.
Diagnóstico
Seu cirurgião ortopédico de pé e tornozelo fará um exame clínico para determinar se você tem tendinose de Aquiles por inserção. Eles podem solicitar radiografias para procurar depósitos de calcificação (osso) dentro do tendão em sua inserção no calcanhar. Esses depósitos estão presentes aproximadamente 60 por cento do tempo e estão associados a uma taxa de sucesso mais protegida para o tratamento não cirúrgico e a um tempo de recuperação muito mais longo para o tratamento cirúrgico. Os raios X também podem revelar uma deformidade de Haglund.
As ressonâncias magnéticas podem ser usadas para determinar a extensão da degeneração do tendão, bem como outros fatores, como a bursite, que pode contribuir para a dor no calcanhar
Tratamentos
Tratamento Não Cirúrgico
Tratamentos não cirúrgicos, incluindo o uso liberal de antiinflamatórios não esteroides, levantamento de calcanhares, alongamento e troca de sapatos que não colocam pressão sobre essa área, são eficazes para a maioria dos pacientes.
Tratamento cirúrgico
A cirurgia pode ser recomendada se não houver melhora após vários meses de tratamento não cirúrgico. Durante o procedimento, o cirurgião fará uma incisão na parte de trás do calcanhar e removerá a parte doente do tendão. Uma pequena quantidade de osso é removida da parte posterior do osso do calcanhar para criar uma área saudável para a fixação do tendão. Seu cirurgião irá recolocar o tendão usando âncoras ósseas especiais que permitem que o tendão seja fixado ao osso.
Referência:
Comments