Já vimos as alterações que o desuso dos tênis pode causar durante a corrida, mas será que realizar treinos de força descalço também traz mudanças importantes?
O treinamento descalço pode não ser novo, mas está encontrando mais fãs na comunidade “fitness” e de levantamento de peso, e por boas razões principalmente no que diz respeito à estabilidade de movimento.
"Andar descalço oferece uma série de benefícios para o equilíbrio, mobilidade e coordenação." "Ele fornece feedback ao seu sistema nervoso, ajudando a ativar seus glúteos e core (núcleo) para melhorar a estabilidade. Também ajuda a fortalecer os músculos profundos que estabilizam o pé, o que se traduz em melhorias nos tornozelos, joelhos, quadris e costas." Diz Nick Clayton, gerente do programa de treinamento pessoal da Associação Nacional de Força e Condicionamento.
Muitos afirmam que quanto mais contato seus pés tiverem com o chão, mais conectado o resto do seu corpo se sentirá. Isso é especialmente verdade para o core, que é mais ativado e estável quando você está andando sem sapatos. E quanto maior a estabilidade do seu core, mais peso você pode mover durante o treinamento.
Mas o que é esse tal “core”?
A palavra core significa centro, núcleo. É usada para se referir aos músculos profundos das regiões abdominal, lombar e pélvica, que têm como finalidade manter a estabilidade dessas regiões, fazendo a estabilização de praticamente todos os movimentos de nosso corpo e, quando esta região é fortalecida, evitamos lesões e aumentamos nossa força e a potência muscular.
Há vários relatos das vantagens do treinamento descalço para exercícios de perna única na melhora da coordenação muscular dentro do pé e melhora sua 'sensação', ou propriocepção, à medida que você se move." Quase qualquer movimento de equilíbrio terá um impulso quando feito descalço, já que o contato mais próximo com o solo ajuda a fornecer alguma estabilidade adicional.
Muitos halterofilistas também costumam fazer deadlifts sem usar sapatos devido a ajuda a atingir os músculos maiores dos quadris que impulsionam o movimento.
Referências:
https://www.muscleandfitness.com/muscle-fitness-hers/hers-features/everything-you-need-know-about-barefoot-training/
Comments