Você já deve ter reparado que nenhum pé é 100% igual ao outro, seja nas características mais superficiais como as unhas e a disposição dos dedos até o seu formato em si. Hoje iremos falar justamente sobre essas diferenças quanto ao formato!
Podemos dividir o formato do pé quanto a altura do arco plantar e em relação ao posicionamento do calcâneo.
Quanto ao arco plantar, temos os pés plantígrados (normais), cavos e planos. Quando a altura do arco é maior do que o normal, damos o nome de pé cavo e quando é menor que o fisiológico é chamado de pé plano.
O diagnóstico costuma ser feito através do exame físico, porém, pode-se fazer uso de métodos complementares como a radiografia para conclusão do caso.
Quanto ao posicionamento do calcâneo, costumamos dividir em pé valgo e pé varo. O Pé Valgo é a projeção do calcâneo “para fora do corpo”, fazendo com que o tendão de Aquiles se direcione internamente. Já o Pé Varo é a projeção externa do tendão de Aquiles, fazendo com que o calcâneo se direcione “para dentro”.
O pé cavo costuma estar associado a um posicionamento em varo, enquanto o pé plano tem por característica o calcâneo em valgo. Por isso também podem ser chamados de Pé Plano Valgo e Pé Cavo Varo.
É importante ressaltar que existem também outros tipos de deformidades mais complexas, mas que estas geralmente são associadas a fraturas, doenças neurológicas e complicações do diabetes.
Referências:
https://www.iotblumenau.com.br/cirurgia-do-pe-e-tornozelo/os-tipos-de-pe-afinal-qual-o-meu-tipo-de pisada/#:~:text=O%20p%C3%A9%20cavo%20(arco%20elevado,Valgo%20e%20P%C3%A9%20Cavo%20Varo.